Qualidade questionada
Recém pavimentada, ERS-608 já apresenta problemas
Mesmo ainda em obras, trecho entre Pinheiro Machado e Pedras Altas já apresenta buracos no asfalto
Divulgação -
Iniciada há nove meses, a obra de recuperação da ERS-608 entre as cidades de Pinheiro Machado e Pedras Altas já apresenta problemas em sua estrutura. Ao longo dos 11 quilômetros que receberam asfalto recentemente, já é possível encontrar buracos e rachaduras. Incomodados com a situação, moradores do local reclamam da qualidade do material utilizado e o departamento responsável pelas intervenções promete reparo será feito nos próximos dias.
Usuário frequente da rodovia, Ricardo Marins, 53, conta que dois dias após a empresa responsável pela obra finalizar a etapa de asfaltamento passou pelo local e já enfrentou buracos. O empresário diz que o trecho possui circulação de veículos pesados e que isso pode ter influenciado no desgaste da via, mas que isso não deveria ocorrer. "Colocaram só uma casquinha de asfalto, muito ruim a qualidade do material. Esperamos tantos anos por essa obra e fazem um serviço ruim? Eu acho que não vai durar muito tempo."
Indignado com a situação, o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PP), usou as redes sociais para mostrar a situação do local e mostrar preocupação com uma obra realizada há pouco tempo. O chefe do Executivo diz ter ficado surpreso quando viu o que estava acontecendo com o asfalto entregue há uma semana. "Um serviço de má qualidade, muito fino, sem material. Já estão fazendo a pintura, por isso ficamos muito preocupados com o que foi feito", reclama.
Durante viagem a Porto Alegre na segunda-feira, prefeito, vice, secretário de Obras e o presidente da Câmara de Vereadores do município levaram à Secretaria de Logística e Transportes do Estado e ao também ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - órgão vinculado à Secretaria que está executando as intervenções - um relato da situação.
Resposta do Poder Público
Em nota, o Daer diz que os serviços que estão sendo realizados entre os quilômetros 20 e 31 da rodovia estão com 90% do cronograma executado e entre as ações estão a manutenção da base do pavimento e a aplicação de uma nova camada para a correção de imperfeições na pista. Sobre os buracos, o órgão não quis comentar o motivo dos problemas, mas destacou que "foram identificados reparos pontuais no trecho, que serão executados pela empresa contratada nos próximos dias".
Relembre
Demanda antiga dos moradores do local, a recuperação da ERS-608 começou em março deste ano e contempla os 33 quilômetros da via. O cronograma de melhorias inclui os 11 quilômetros de renovação do asfalto do trecho entre Pinheiro Machado e Pedras Altas e também o patrolamento dos demais 23 quilômetros que ligam até a cidade de Herval. Com investimento de R$ 4 milhões destinados pelo Tesouro do Estado, a expectativa era de concluir as obras em até dois meses, o que acabou não se concretizando.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário